Faltando apenas sete dias para as eleições, os candidatos a prefeito de João Pessoa se enfrentam neste domingo, a partir das 22h45, nos estúdios da TV Correio e que terá transmissão simultânea pelo Correio da Paraíba Online. O programa será exibido com a finalidade de que os candidatos exponham suas ideias e projetos para a população da Capital, numa oportunidade clara de esclarecer aqueles eleitores indecisos sobre as pretensões para pôr em prática caso cheguem ao Paço Municipal. Confirmaram presença para o debate Cida Ramos (PSB), Luciano Cartaxo (PSD), Professor Charliton (PT) e Victor Hugo (Psol).
A diretora de jornalismo do Sistema Correio, Sony Lacerda, destacou que a expectativa é reforçar as propostas apresentadas durante o período de campanha e que agora está em fase final. “É importante que a população possa ter a oportunidade de conhecer mais os candidatos. Os nossos debates virãocom inovações e a finalidade de oferecer ao eleitor as informações e condições para que ele possa decidir o seu voto”, disse Sony Lacerda.
A editora geral de jornalismo da TV Correio e mediadora do debate, Carla Visani, explicou que o programa terá duração de uma hora e vinte minutos. Os representantes dos candidatos participarão de sorteio para definir a ordem de perguntas e as considerações iniciais e finais. Todas as regras que serão aplicadas durante a exibição foram discutidas previamente com os candidatos, durante reunião.
“Eles vão ter um espaço privilegiado e é importante manter o alto nível do diálogo. O programa é uma grande oportunidade para que eles possam apresentar as propostas para governar a cidade nesta reta final, assim como vai ser bom para o eleitor”, garante Carla Visani.
Perguntas entre si
O debate será dividido em cinco blocos. Nos quatro primeiros serão realizadas perguntas de temas livres feitas entre os candidatos. O último será reservado para as considerações finais de cada participante. Os candidatos também poderão ficar à vontade para qualquer questionamento.
A distribuição dos candidatos no estúdio e a ordem de participação deles no debate serão definidas por meio de sorteio prévio, com a retirada de fichas com os nomes dos candidatos de dentro de uma urna, na sede do Sistema Correio. Os quatros candidatos terão assentos individuais idênticos.
Será proibido exibir qualquer objeto, documento, imagem ou demais acessórios eletrônicos em apoio a sua argumentação, sob pena de ter participação interrompida. Além do mais, eles serão informados do tempo decorrido de cada participação por meio de cronômetro instalado no estúdio, em local de fácil visualização. No caso de ausência, a mediadora fará menção à falta.
Correio Online vai transmitir
A novidade este ano será a transmissão simultânea do debate, através do Correio da Paraíba Online. Segundo a editora do site do Jornal Correio, Nice Almeida, a finalidade é facilitar o acesso da população aos candidatos. “Os eleitores que acompanharem o debate pelo Correio Online terão a facilidade de poder ver as propostas dos candidatos de qualquer plataforma, seja do computador, tablet e até mesmo pelo celular. Essa é a dinamicidade que a internet nos proporciona e que nos faz chegar a qualquer parte do mundo deixando o processo eleitoral muito mais democrático”, afirmou.
Jornal Correio da Paraíba
@politicaetc