A Paraíba tem cerca de R$ 1,5 bilhão previstos para receber do Governo Federal para a execução de obras realizadas em parcerias do Estado com a União, mas o anuncio de contingenciamento feito pela administração federal pode atrasar a finalização de obras na Paraíba, a revelação foi feita pelo secretário da Infraestrutura, do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, nesta quarta-feira (29).
“Isso me tira o sono”, disse o governador Ricardo Coutinho (PSB), nesta quarta-feira, sobre a perspectiva de que o Governo Federal reduza os repasses para o Estado. Coutinho disse acreditar que investimentos como os R$ 27 milhões para conclusão do Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, deve ser cumprido pela presidente Dilma Rousseff (PT).
O Governo federal tem até o dia 22 de maio para anunciar o tamanho do contingenciamento de recursos do Orçamento com o objetivo de atingir a meta de superávit primário de 2015 de 66,3 bilhões de reais, que é equivalente a 1,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB). A União espera arrecadar uma receita neste ano de 2,983 trilhões de reais e fixou a despesa em igual montante.
João Azevedo disse que o Estado depende das definições do Governo Federal para recalcular os andamentos das obras que estão sendo executadas como o Canal Acauã-Araçagi. Mesmo com as contrapartidas estaduais garantidas. “Essa ansiedade do governador é para ter certeza de quanto nós vamos receber para cada obra que está em execução”, disse.
@politicaetc