O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) e o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, tiveram uma audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, nesta terça-feira (15), e cobraram do chefe da pasta ações efetivas para o combate do zika vírus e a liberação de recursos.
Romero e Rômulo solicitaram a liberação de recursos para Campina Grande. Eles destacaram, durante conversa com o ministro, que a cidade faz atendimento referencial de saúde e frisaram a necessidade do envolvimento efetivo do Ministério no combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue e do zika vírus, este último associado aos casos de microcefalia em bebês. Em Campina, os casos suspeitos de microcefalia estão tendo atendimento no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).
Gouveia aproveitou para cobrar a liberação de emendas parlamentares que contemplam, além de Campina Grande e João Pessoa, cidades o interior. O parlamentar ainda refez o pedido para que o Ministério da Saúde possa garantir a compra de um PET-SACAM para o Hospital Napoleão Laureano, na Capital, e da FAP, em Campina, para o tratamento do câncer. O equipamento tem a capacidade de medir o metabolismo das lesões, demonstrando a presença de alterações funcionais antes mesmo que a anatomia seja atingida, permitindo assim o diagnóstico precoce de doenças neoplásicas, o que é essencial para um tratamento mais eficaz e curativo para o câncer. Ele é capaz de mostrar o funcionamento de um tecido a nível molecular.
Assessoria
@politicaetc