Após manobra proposta pelo deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB), aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Conselho de Ética afastou o relator do processo de cassação contra Cunha e realizou o sorteio dos três deputados que poderão ser escolhidos como o novo relator do caso.
Foram sorteados os deputados Léo de Brito (PT-AC), Marcos Rogério (PDT-RO) e Sérgio Brito (PSD-BA). A escolha cabe ao presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), e deve ser anunciada nesta quinta-feira (10).
É esperado que, se forem escolhidos, tanto Brito quando Rogério apresentem pareceres favoráveis ao prosseguimento da investigação contra Cunha.
A bandada do PT anunciou que votará pela continuidade do processo, e Rogério também anunciou que votaria dessa forma durante sessão de debates do conselho.
Sérgio Brito não se pronunciou publicamente sobre o caso, mas foi um dos autores do pedido de vista coletivo que adiou a votação do parecer do antigo relator, Fausto Pinato (PRB-SP).
A Mesa Diretora da Câmara, controlada por aliados do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), determinou o afastamento do relator do processo contra o peemedebista, deputado Fausto Pinato (PRB-SP).
A decisão é assinada pelo 1º vice-presidente da Mesa, Waldir Maranhão (PP-MA), um dos parlamentares investigados na Operação Lava Jato.
O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PSD-BA), afirmou que irá recorrer da decisão, comunicada durante reunião do conselho nesta quarta-feira.
O afastamento de Pinato foi pedido por recurso do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), aliado de Cunha, que questionou o fato de o partido de Pinato participar do mesmo bloco do PMDB, partido de Cunha, no Conselho de Ética.
O Código de Ética proíbe que deputados relatem ações contra integrantes do mesmo bloco. Mas o presidente do conselho já havia rejeitado o pedido de Manoel Junior com base no argumento de que o PMDB e o PRB não fazem mais parte do mesmo bloco na Câmara atualmente.
A diferença com o bloco registrado no conselho ocorre porque os blocos das comissões são definidos de acordo com os grupos partidários formados na época da eleição da Mesa Diretora da Câmara.
Araújo chegou a anunciar que nomearia como relator o deputado do PT, Zé Geraldo (PA), mas depois voltou atrás e decidiu pela realização de novo sorteio.
Política&etc com Uol
@politicaetc