Depois da vitória na eleição do líder do PMDB, o Palácio do Planalto se volta para a escolha do novo líder do PP, outra das grandes bancadas da Câmara.
Com a reviravolta no primeiro turno da disputa, o governo passou a monitorar de perto o segundo turno.
Na primeira etapa da disputa, nesta quarta, o deputado Cacá Leão (PP-BA) ficou com 17 votos. Em segundo lugar, houve empate entre o oposicionista Esperidião Amim (PP-SC) e o ex-ministro das Cidades Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Cada um recebeu 11 votos.
Com o empate, Aguinaldo decidiu sair da disputa. O Planalto agora busca evitar uma vitória de Amim. O segundo turno está marcado para a noite desta quarta.
Foi marcada uma nova eleição para líder do PP para a próxima quarta-feira. No segundo turno, o deputado Esperidião Amim também tentou retirar sua candidatura. O atual líder, deputado Dudu da Fonte, lembrou que o processo eleitoral do segundo turno já estava definido. Com a apuração, Cacá Leão teve 19 votos, Amim recebeu 4 votos, além de 7 votos em branco. Muitos deputados não votaram. Como Cacá precisava da metade dos votos dos 41 deputados, ou seja, 21, ele não conseguiu ser eleito.
Gerson Camarotti
@politicaetc