Durante um encontro realizado, nesta quinta-feira (25), no gabinete da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) de João Pessoa, em Água Fria, a secretária Edilma Ferreira da Costa renovou o termo de adesão junto a Controladoria-Geral da União (CGU) para que seja dada continuidade ao programa “Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania”.
O programa trabalha com cartilhas do Instituto Turma da Mônica, que busca discutir a questão da ética e cidadania com as crianças. São diversas atividades complementares como gibis, histórias com temas transversais de ética e cidadania, um gibi com o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de atividades lúdicas, palavras cruzadas e jogos.
“Um por Todos e Todos por Um! Pela Ética e Cidadania” será aplicado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em 44 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa.
“Temos a oportunidade de estar trabalhando a temática da ética com nossos alunos e garantindo que eles reflitam e aprendam boas práticas. É mais uma ação e uma parceria positiva para que nossas escolas possam garantir para os nossos alunos não só o ensino aprendizado, mas também acesso a outros conhecimentos que vão ajudar na cidadania, no dia a dia e no futuro desses cidadãos de direito”, afirmou a secretária de Educação, Edilma Ferreira da Costa.
Para o auditor da CGU, Rodrigo Paiva, o órgão trabalha diretamente no combate a corrupção. Ele disse ainda que uma das maiores formas de prevenção é trabalhar por meio da educação. “Há alguns anos se percebeu que não bastava combater corrupção e sim prevenir. Nossa expectativa é que as escolas possam estar discutindo com os alunos esses temas e que possam refletir com eles a importância de agir corretamente, de ser honesto, ético”, explicou.
@politicaetc