A instalação de radares, em João Pessoa, foi tema do pronunciamento do vereador Lucas de Brito (DEM), nesta quarta-feira (17). O parlamentar elencou uma série de problemas como: a falta da apresentação de estudos técnicos de viabilidade dos equipamentos, a demora na padronização dos limites de velocidade e a precária sinalização.
Lucas de Brito lembrou que a Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que a instalação de medidor de velocidade do tipo fixo deve ser realizado mediante estudos técnicos que comprovem a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade no local, garantindo-se a visibilidade do equipamento.
O vereador ainda denunciou o aumento no número de multas, de competência da Semob. “Se compararmos dois anos da gestão de Luciano Agra com dois anos da gestão de Luciano Cartaxo, houve um aumento de mais de 261,% na arrecadação com multas”, disparou Lucas.
Outro problema apontado é a falta da sinalização horizontal, nas vias de João Pessoa. “Como autoriza a Resolução 369/2011, a sinalização é importante para que os motoristas tenham conhecimento da existência da lombada eletrônica e da velocidade máxima permitida, cumprindo-se o propósito pedagógico e de segurança no trânsito em detrimento de objetivos desvirtuados e meramente arrecadatórios”, afirmou o democrata.
Assessoria
@politicaetc