A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), a através da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPcD), receberam denúncia de cadeirante sobre falta de acessibilidade ao Estádio de Futebol Amigão, localizado em Campina Grande. A denúncia foi formulada a Ricardo Fernandes, Yvson Vasconcelos e Valdete Evaristo, respectivamente Presidente, Vice Presidente e Ouvidora da CDDPcD.
Em virtude do conteúdo da denúncia, os integrantes da Comissão se deslocaram ao estádio, onde, após a realização de uma vistoria promovida com a participação do Diretor do Estádio, Ascanio Pacelli, ficou constatado inúmeras irregularidades, além de sérios problemas que impedem a acessibilidade das pessoas com deficiência ao local público.
Segundo o presidente Ricardo Fernandes “embora tenha sido constatada a existência de uma recente reforma realizada no Estádio, com relação aos direitos de acessibilidade para pessoas com deficiência, praticamente nada foi feito”.
“Observamos a existência de rampas com inclinações que não permitem o acesso do cadeirante, banheiros com vasos inadequados, plena inexistência de piso tátil, assim como de qualquer espécie de placa informativa sobre os locais contemplados por acessibilidade ao Estádio. Para tratar dos problemas e dos meios de solução, já protocolamos solicitação de audiência com o ilustríssimo secretário de Esporte e Lazer, José Marcos, restando, agora, aguardar os desdobramentos da reunião para se definir algum posicionamento”, declarou.
Ricardo Fernandes acrescentou que “nos próximos dias estará sendo construído um cronograma de atividades da Comissão, cuja finalidade será exatamente promover visitas e vistorias em instituições públicas, a fim de se observar a situação geral de acessibilidade e concluir de que modo a OAB-PB poderá auxiliar, conforme cada caso, para solução dos problemas apresentados”.
@politicaetc