O deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) esteve nesta terça-feira (4) com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, em Brasília, e apresentou ao chefe da pasta demandas que envolvem os agricultores, produtores de leite e clientes endividados com o crédito rural em bancos do Governo Federal.
Ao lado do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, Gouveia apresentou ao ministro a preocupação do setor com a publicação da Instrução Normativa (IN) nº 26, de 21 de julho, do Ministério da Agricultura. A medida autorizou as indústrias de laticínios da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) a reconstituir leite em pó para a produção de leite longa vida (UHT) e leite pasteurizado. A decisão tem prejudicado os produtores de leite que defendem a definição de um valor ao setor pecuário para o fornecimento do leite natural à Sudene. Os deputados federais Manoel Junior e André Amaral também participaram do encontro.
Outro ponto abordado no encontro foi o efeito da seca para os agricultores e pecuaristas da Paraíba, o que interferiu diretamente na produtividade do Estado e abalou o setor nos últimos anos, acarretando no endividamento de muitos produtores que continuam com débitos em bancos estatais. Os deputados buscam benefícios para os agricultores endividados, para que os débitos sejam pagos com o abatimento de juros e o parcelamento das dívidas.
Assessoria
@politicaetc