A construção de uma sociedade mais justa, onde as leis e regras sejam respeitadas e o ser humano conviva em harmonia e paz começa pela educação. Por isso, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está promovendo uma verdadeira revolução na área, investindo desde a Educação Infantil, criando a base para um aprendizado de qualidade. Na manhã desta segunda-feira (23), o prefeito Luciano Cartaxo entregou a 15ª creche construída e entregue na sua gestão, beneficiando 160 crianças entre seis meses e cinco anos com educação em tempo integral no Valentina.
O Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maria Auxiliadora Amaral Di Lorenzo, fica localizada no Loteamento Planalto da Boa Esperança, no Valentina, e funcionará das 7h às 17h, com direito a cinco refeições diárias para todas as crianças, dentro do novo padrão de qualidade implementado pela gestão de Luciano Cartaxo. Desde 2013, a PMJP vem realizando um grande investimento na Educação Infantil, ampliando de 4 mil para mais de 12 mil vagas nas creches municipais.
“Mostramos claramente que o que é público pode e deve ser melhor do que o privado. Aqui temos um investimento importantíssimo na educação, começando a receber as crianças a partir dos seis meses, o que demonstra nosso compromisso com as crianças de João Pessoa. Aqui elas receberão acompanhamento pedagógico durante todo o dia. Ou seja, a criança chega mais cedo em sala de aula e quando vai para as escolas, já tem uma bagagem educacional melhor. Quem faz crítica à entrega de creches é porque nunca viu o olhar das mães e crianças ao verem esses equipamentos que significam oportunidade e futuro”, disse Luciano Cartaxo.
A Crei é classificada no tipo B e conta com um espaço de 2.800 metros quadrados. Sua estrutura, construída em um sistema chamado de Metodologia Inovadora (MI), utiliza o material PVC concretado e conta com playground, recepção, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, oito salas de aula climatizadas, uma sala de informática, pátio coberto, pátio descoberto, cozinha, dispensa, copa, caixa d’água, lactário, lavanderia e estacionamento. A estrutura conta também com salas do servidor, elétrica e de multiuso. A obra contou com investimento de cerca de R$ 1,66 milhão para construção e acabamento, além de R$ 94 mil destinados à compra de equipamentos e mobília.
Luciano Cartaxo destacou que as creches dão tranquilidade às mães de deixarem seus filhos para poderem buscar o mercado de trabalho. “Apostar na educação é cuidar de toda a família e pensar no futuro de nossa cidade, e o primeiro passo é a educação infantil”, declarou.
Kally Aline Pereira é uma das mães que veem na creche uma nova oportunidade para toda a família. Ela tentará a matrícula para seu filho de dois anos para poder voltar a trabalhar. “Além de ajudar na educação de nossos filhos, a creche beneficia toda a família. Nossos filhos vêm para a creche não só para brincar, mas também para aprender e se desenvolver. Eu trabalhava com o comércio e tive que parar para cuidar do meu filho, mas agora com esta creche, vou poder trabalhar de novo e melhorar a situação da minha família”, disse.
Homenagem – A secretária de Educação, Edilma Ferreira, destacou a qualidade da Creche e o seu nome em homenagem a Maria Auxiliadora Amaral Di Lorenzo. “Não basta oferecermos um espaço de ensino. Temos que garantir isso com qualidade e segurança. A Secretaria de Educação está pronta para acolher as crianças com dignidade e responsabilidade, tendo compromisso com o futuro de João Pessoa, se espelhando no exemplo de Dora, uma mulher que dedicou sua vida a cuidar das crianças, uma guerreira que serve de exemplo para todos nós”, disse.
Maria Auxiliadora foi uma referência nas creches, na montagem, organização e orientação e administradora com grande êxito. Cuidar e educar as crianças com amor sempre foi seu maior objetivo, tendo como resultado um trabalho afetuoso, marcante, de muito compromisso e responsabilidade em João Pessoa.
Matrículas – As matrículas acontecem nesta terça-feira (24), a partir das 8h, por ordem de chegada. Será necessário que o pai, a mãe ou responsável tenham em mãos a Certidão de Nascimento, cartão de vacinação e duas fotos 3×4 da criança. Também serão solicitados o RG e o CPF do responsável e o cartão do NIS (Número de Identificação Social) do responsável e da criança, além de um comprovante de residência.
@politicaetc