CMJP abraça causa da Barreira do Cabo Branco e propõe seminário sobre atuação das promotorias junto à população
Assuntos foram tratados durante reunião com parlamentares e procuradores no Ministério Público da Paraíba, na tarde desta segunda-feira (23)
Debate sobre como evitar a erosão da Barreira do Cabo Branco e a proposta da realização de um Seminário sobre a atuação das promotorias e direitos do cidadão foram temas tratados em reunião com parlamentares e promotores no Ministério Público do Estado da Paraíba (MP-PB), na tarde desta segunda-feira (23).
O Presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), destacou a importância das promotorias e a necessidade da população saber seus direitos. “Queremos oferecer uma proposta nova, de realizar um seminário de um dia para discutir com a sociedade civil a importância das promotorias, mostrar como funciona e de informar ao povo seus direitos”, sugeriu.
Marcos Vinícius salientou a vontade reforçar e expandir a parceria que a CMJP já possui com o MP-PB, hoje a TV Câmara veicula o programa televisivo MP-TV. O parlamentar colocou a Rádio Câmara também à disposição do órgão para a transmissão do programa MP Notícias.
O Procurador Geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora, se mostrou receptivo às propostas do presidente da Casa. “Temos todo interesse em ampliar esse ambiente de integração, essa parceria que sempre teve sucesso. Quando recebemos Vossas Excelências aqui, estamos recebendo o povo e é uma honra receber representantes do povo”, declarou.
Debate sobre a Barreira do Cabo Branco
Bertrand de Araújo Asfora propôs um debate em conjunto sobre como solucionar a erosão da barreira do Cabo Branco. Para ele, é preciso estreitar os debates, pela necessidade e importância do tema. “Se não cuidarmos da Barreira do Cabo Branco, quem vai cuidar? Vamos com as nossas mãos levantar aquela barreira”, afirmou o procurador enfatizando a busca de soluções para combater a erosão da falésia.
O promotor de justiça Amadeu Lopes ressaltou que este é um problema também político, que envolve o Município, o Estado e a União. Ele propôs uma discussão na CMJP envolvendo as instituições. “Temos que promover um debate que traga as três esferas e envolva uma ação coletiva dos órgãos”, sugeriu.
Marcos Vinícius aceitou prontamente a sugestão de debate na Casa Legislativa. “Vamos discutir a Barreira do Cabo Branco, dar nossa parcela de contribuição e juntos procurar uma solução definitiva para o problema”, enfatizou o presidente da CMJP.
Também participaram da reunião as vereadoras Raíssa Lacerda (PSD) e Eliza Virgínia (PSDB); os vereadores Bispo José Luiz (PRB), Dinho (PMN), Fernando Milanez Neto (PTB), Eduardo Carneiro (PRTB) e João Corujinha; o segundo subprocurador geral de justiça, Valberto Cosme de Lira; o procurador de justiça Francisco Sagres; a promotora Carolina Ramalho e os Promotores Ricardo José, Francisco Seráphico da Nóbrega, Glauberto Bezerra e Francisco Bergson.
@politicaetc