A construção do muro de contenção na encosta onde existia a antiga barreira na comunidade Saturnino de Brito, em João Pessoa, é responsável pelo sossego da dona de casa Suzielane Cristina dos Santos, que é líder comunitária do local. Com mil metros de extensão, a obra foi a primeira melhoria de infraestrutura feita pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na comunidade.
O medo das chuvas e a tristeza de ver os vizinhos sofrendo com as casas alagadas são lembranças que Suzy dos Santos, como é conhecida, quer deixar para trás. “Muitas e muitas vezes saí da minha casa, de madrugada, tentar socorrer as pessoas que estavam alagadas, na lama. Hoje, vejo uma melhoria dentro do nosso bairro. Vejo o prefeito entrando aqui, saindo e nunca fizeram nada pelos moradores aqui dentro. Luciano Cartaxo entrou aqui e deu uma moradia digna, decente para muitas pessoas que não tinham”, declarou a líder comunitária, que mora há 49 anos na Saturnino de Brito.
Outra moradora antiga na comunidade é a dona de casa Maria das Graças da Conceição. Enquanto aguarda um dos 400 apartamentos que estão em construção no local e já sente os benefícios das intervenções feitas pela Prefeitura na comunidade.
“Só em construir esse muro e livrar a gente do perigo que era aquela barreira é um alívio, porque toda vez que chovia era um sofrimento. Agora estou na esperança de receber minha casa com a construção desse residencial”, disse Maria das Graças.
Moradia – Ao todo, o Residencial Saturnino de Brito vai beneficiar 1600 pessoas com a casa própria. Além da obra de habitação, toda a infraestrutura da comunidade está recebendo melhorias em saneamento básico, pavimentação, drenagem e área de lazer. De acordo com a secretária de Habitação do Município, Socorro Gadelha, a comunidade será contemplada com uma via asfaltada, com extensão de dois quilômetros, que margeia todo o muro de arrimo.
A secretária adiantou ainda que a área do mirante, localizado na Avenida das Trincheiras, próximo a comunidade também será revitalizada. “A estrutura é tombada e o projeto já está aprovado pelo IPHAN e IPHAEP. Será uma área de lazer para a comunidade”, reforçou.
@politicaetc