O vereador Lucas de Brito (PSL) representou a Câmara Municipal de João Pessoa durante o lançamento da campanha nacional “Síndrome de Down tem Diretriz” realizada no Tribunal de Justiça da Paraíba, nesta terça-feira (22), por meio Movimento Down. No Estado, a iniciativa tem a coordenação do Instituto Primeiro Olhar, que tem como uma das sócias fundadoras a juíza Israela Cláudia da Silva Pontes, a quem caberá a coordenação da iniciativa no Judiciário.
Emocionada, a magistrada, que é mãe de um menino com a síndrome, lembrou a importância do diagnóstico precoce, ou seja, ainda na gestação, além do acompanhamento após o nascimento da criança para seu pleno desenvolvimento. “A falta de informação ainda prejudica os pais. Sabemos das limitações dos nossos filhos, mas eles não precisam ser condenados a uma vida sem qualidade apenas por terem Síndrome de Down. Na minha caminhada não vi obstáculos insuperáveis”, relatou.
Lucas de Brito aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso com a causa neste segundo mandato. Nesta quarta-feira ele participa de uma Audiência Pública na Casa Napoleão Laureano para debate o tema. “Aproveitamos as demandas expostas durante o lançamento da campanha para formular dois pedidos que serão encaminhados para o Poder Executivo Municipal”, informou.
Um dos requerimentos refere-se à realização de exames para diagnosticar a Síndrome de Down no Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa. O outro solicita a notificação regular dos casos registrados em João Pessoa, uma vez que os números oficiais divergem dos dados coletados pelas entidades que atuam junto às famílias na Capital.
As “Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down” explicam as principais ocorrências e estabelecem um calendário de acompanhamento médico, exames e vacinas indicadas, para que as pessoas com síndrome de Down possam ter uma vida plena e saudável. Além da Câmara Municipal, também estiveram presentes no evento desta terça representantes do Poder Legislativo, a primeira-dama de João Pessoa, Maísa Cartaxo, o secretário de Saúde do município, Adalberto Fulgêncio, além de familiares e apoiadores do movimento.
@politicaetc