O deputado estadual Anísio Maia (PT) lamentou neste domingo, 26, a morte do Arcebispo Emérito da Paraíba Dom Marcelo Pinto Carvalheira. Ordenado padre em 1953, em Roma, em 1975 tornou-se bispo, tornando-se responsável pela região pastoral de Guarabira, transformada em Diocese em 1981. No ano de 1995, Dom Marcelo assume a Arquidiocese da Paraíba.
“Dom Marcelo Carvalheira dedicou toda sua vida à causa de Cristo, escolhendo ficar ao lado daqueles que tem fome, sede e sofrem todo e qualquer tipo de injustiça e opressão. Nosso povo hoje está triste porque tinha em Dom Marcelo um irmão e companheiro na caminhada por uma sociedade onde todos possam viver dignamente. Só os bons deixem saudades”, afirmou o petista.
Para o parlamentar, graças à relevância eclesiástica de Dom Marcelo Carvalheira, a região pastoral de Guarabira foi transformada em Diocese. “Dom Marcelo fez parte daqueles que efetivou na Igreja do Brasil as diretrizes do Concílio do Vaticano II, em estreita sintonia com Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires e tantos homens e mulheres que abraçaram com coerência sua fé”
“O início de seu episcopado foi marcado por um contexto de exclusão e desigualdades sociais. Dom Marcelo ajudou a firmar em nosso país esta Igreja que faz uma opção preferencial pelos pobres, e animou a formação de militantes e pastorais sociais”, concluiu Anísio Maia.
@politicaetc