Líder do DEM na Câmara Federal, o deputado Efraim Filho não acredita que a proposta que prevê a redução da bancada federal da Paraíba seja aprovada no Congresso. Ele destacou que a destinação de recursos, através de parlamentares por emendas, também seria diminuída, prejudicando o Estado. Ouça.
Se aprovado, o projeto diminui de 12 para 10 os deputados federais da Paraíba, provocando um efeito cascata e diminuindo a representação da Assembleia de 36 para 30 deputados.
De acordo com o relatório apresentado pelo senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), o Pará será o estado que mais ganhará deputados a partir de 2019: quatro vagas a mais. Também terão acréscimo em suas bancadas os estados do Amazonas e Minas Gerais (duas cadeiras cada), Bahia, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Norte (um deputado a mais).
Já o Rio de Janeiro será o estado que mais perderá – terá três deputados a menos. Rio Grande do Sul, Paraíba e Piauí ficarão com duas cadeiras a menos, enquanto Paraná, Pernambuco e Alagoas perderiam um deputado cada.
De acordo com o projeto, não perderiam nem ganhariam cadeira os estados de São Paulo, Maranhão, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá e Roraima.
@politicaetc