As novas instalações do Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal (NCSF), do Ministério Público da Paraíba (MPPB), foram inauguradas no final da tarde desta quarta-feira (23) pelo procurador-geral de Justiça, Bertrand de Araújo Asfora. A cerimônia de inauguração foi prestigiada por representantes do Poder Executivo e por membros e servidores do MPPB.
Instalado no primeiro andar do prédio que abriga o Núcleo Criminal do MPPB, na Avenida Diogo Velho, no Centro de João Pessoa, o Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal tem como promotores de Justiça Romualdo Tadeu Araújo Dias (em substituição) e Renata Carvalho da Luz (1ª Promotoria de Justiça dos Crimes Contra a Ordem Tributária).
O titular da 2ª Promotoria de Justiça dos Crimes Contra a Ordem Tributária é o atual procurador-geral Bertrand Asfora. “Em breve, estou voltando pra casa”, lembrou Bertrand Asfora ao destacar que deixará a Procuradoria Geral de Justiça no próximo dia 29, quando termina o seu segundo mandato à frente da gestão. “Volto a ser promotor aqui no Núcleo de Combate à Sonegação Fiscal”.
As novas instalações do NCSF é composta por 17 salas, que abrigam a Inteligência Fiscal (Subcoordenação e Setor de Análise, o Setor de Operações e a Coordenadoria); Salas de Mediação (duas); Núcleo de Mediação em Ilícitos Tributários; três gabinetes de promotores de Justiça; sala da Auditoria Fiscal; dois cartórios; sala de arquivo; além de copa, uma sala rack e dois banheiros públicos.
“Este é um momento importante do MPPB com a implantação deste Núcleo. Tudo resultado do trabalho de dedicação de muitos, mas principalmente pela dedicação, cuidado e zelo da promotora Renata que, com o seu trabalho perseverante, coloca nossa instituição como referência no país”, elogiou o procurador-geral Bertrand Asfora, destacando também o apoio do governo do estado: “Temos que agradecer também à sensibilidade do governador Ricardo Coutinho (PSB) neste nosso trabalho integrado de combate à sonegação fiscal”.
Em tom de despedida da gestão, Bertrand Asfora ressaltou também o trabalho desenvolvido por sua gestão nos últimos quatro anos, enfatizando: “Foram quatro anos de muito trabalho, enfrentando a maior crise econômica e financeira deste país. (…) Ser gestor neste momento é doloroso, mas a sensação que tenho é de agradecimento e gratidão a todos. Hoje, o Núcleo está sendo modelos e sendo exportado para o Brasil inteiro”.
Também participaram da cerimônia de inauguração o secretário-geral do MPPB, João Arlindo Corrêa Neto; o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro da Gama; o procurador-geral adjunto do Estado, Paulo Márcio Soares Madruga; o secretário da Receita Estadual, Marconi Marques Frazão; e o tenente-coronel Severino do Ramo Gerônimo de Araújo, da Corregedoria Geral da Polícia Militar da Paraíba.
@politicaetc