Foi iniciado, nesta segunda-feira (16), o programa ‘Aprendiz de Vereador’ na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Idealizado pelo primeiro vice-presidente da Casa, Lucas de Brito (PSL/Livres), o programa está sendo realizado pela Escola do Legislativo Professor Celso Furtado. Ao todo, 31 estudantes universitários foram classificados para as vagas disponibilizadas nesta primeira edição.
“Foi uma ideia do nosso gabinete da legislatura passada e, como vice-presidente da Casa, tivemos a oportunidade de transformar essa iniciativa em institucional”,destacou Lucas que lembrou o envolvimento dos demais parlamentares. “Vários vereadores abriram seus gabinetes e estarão envolvidos em recepcionar esses estudantes durante duas semanas”, destacou o vice-presidente da CMJP, acrescentando que a oportunidade serve como um canal de escoamento para o conhecimento produzido dentro das universidades.
Durante os 15 dias de estágio-visita, os universitários vão desenvolver atividades supervisionadas junto à Escola do Legislativo, vereadores e profissionais dos gabinetes parlamentares. “Tivemos bastante procura considerando que tivemos apenas uma semana de inscrições. O objetivo é proporcionar a esses estudantes uma experiência no Poder Legislativo in loco, mostrando como se dá a elaboração de leis e demais processos”, explicou o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo Sá.
Os estudantes irão atuar, de forma não remunerada, em oito gabinetes da CMJP que abriram vaga para o programa. Cada um deles poderá sugerir projetos que,se aprovados, pelos parlamentares da Casa Napoleão Laureano, podem virar lei. Ao final das 40 horas de estágio, eles receberão certificado.
Além de Lucas de Brito, que recebe 11 (onze) estudantes nesta edição do programa, disponibilizaram vagas para o estágio-visita os gabinetes de Humberto Pontes (Avante), com seis vagas; de Damásio Franca (PP), Sandra Marrocos (PSB) e Thiago Lucena (PMN), cada um com três; Bruno Farias (PP) e João Almeida (Solidariedade), que ofertaram duas cada; e Eduardo Carneiro (PRTB), que disponibilizou uma vaga.
@politicaetc