A população da Paraíba será beneficiada com a ampliação de serviços de urgência e emergência. Três Unidades de Pronto Atendimento do estado vão receber, no total, quatro milhões e meio de reais por ano. Segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, os municípios podem contar com o apoio do governo federal.
“O nosso compromisso é de que o prefeito coloca a UPA em funcionamento e, em 2 meses nós estamos pagando o financiamento integral desta unidade, dando previsibilidade ao investimento que o prefeito tem que fazer, e flexibilizando o uso desses prédios como unidade de pronto atendimento 24 horas, mas de uma estrutura de custeio que complemente as demais ações de saúde que o prefeito já tem na sua cidade”.
A prefeita do município de Lourdes, em São Paulo, Gisele Tonchis, destacou a importância do apoio federal para o bom funcionamento das UPAS 24 horas.
“Hoje, o investimento da Saúde no município já passa de mais de 15%. A gente já gasta 28%. Então, essa ajuda é imprescindível para funcionar. Sem essa ajuda realmente fica inviável, por isso a maioria das UPAs estão fechadas”.
O objetivo das UPAs é prestar atendimento aos pacientes que estão em situação de urgência e emergência e oferecer os primeiros socorros nos casos de natureza cirúrgica e de trauma. Hoje, 97% dos atendimentos realizados nessas unidades têm resolução na própria UPA.
@politicaetc