Benjamin foi acompanhado de uma comitiva formada por vários parlamentares e teve a oportunidade de conhecer as pesquisas brasileiras que estão sendo realizadas pelo programa. Para ele, contribuir com o incentivo a essa atividade é fundamental para o desenvolvimento do nosso País, principalmente devido à influência direta que o continente gelado exerce sobre o clima no Brasil.
“A Antártica tem uma área continental uma vez e meia maior que todo território brasileiro. Aqui está concentrada 70% de toda a água doce do planeta em forma de gelo. Nossas frentes frias e regimes de chuvas são influenciados diretamente pelo que acontece na Antártica. É uma área que exerce muita influência em todo o planeta e, por isso, precisa ser observada e acompanhada por nossos pesquisadores”, comentou.
O Programa Antártico Brasileiro – Proantar – é desenvolvido na Estação Antártica Comandante Ferraz, que está situada na Ilha Rei George, no continente antártico. A finalidade do projeto é desenvolver pesquisas cientificas que analisem os fenômenos naturais que acontecem no território gelado e as suas repercussões no Brasil.
@politicaetc