A Câmara Municipal de Campina Grande, atendendo uma propositura da vereadora Ivonete Ludgério (PSD), realizou na manhã dessa terça-feira (07) uma audiência pública para debater sobre a necessidade de criação de empregos no município e região. Reunindo representantes de entidades de classe e especialistas no assunto, foram debatidos temas referentes ao desenvolvimento econômico na região, apontando sugestões para ações de promoção de emprego e renda.
De acordo com a presidente Ivonete Ludgério, a falta de ofertas de emprego traz desequilíbrio para qualidade de vida dos cidadãos campinenses, comprometendo o progresso do município em várias áreas, principalmente no seu modelo econômico. “Nossa preocupação com a causa se iniciou com a participação em discussões na Associação Comercial sobre esse tema, desde então debatemos sobre a expectativa para solução do problema e para que o mercado de trabalho na cidade seja melhorado”, explicou.
O secretário de planejamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande, André Agra, destacou a importância de incentivar a industrialização na região para geração de emprego e renda. “Temos condições de criar novos focos de desenvolvimento, nos falta quebrar algumas barreiras ideológicas para alavancar os processos que fazem girar o capital financeiro na cidade e nos demais municípios da Paraíba, principalmente com a industrialização”, disse.
Para Marcos Procópio, presidente da Associação Comercial, a situação é preocupante e os índices não contribuem para que a população tenha acesso a empregos, além disso, o crescimento do segmento tecnológico colabora para substituição do homem nas atividades trabalhistas. “A perspectiva mundial é que metade dos empregos desapareçam em 20 anos, isso é independente de situação financeira e ninguém está imune. Temos que nos preparar para isso, inovar e se reinventar diante dessa circunstância”, salientou.
A audiência contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento do município, Associação Comercial, Sindicato dos Comerciários, Universidade Federal da Paraíba (UFCG), Paraíba Convention Bureau, Secretaria Estadual da Juventude, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Associação Campinense de Imprensa (ACI), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato das Escolas Particulares, parlamentares da Casa de Félix Araújo e cidadãos campinenses.
@politicaetc