A secretaria de Assistência Social de Campina Grande, Eva Gouveia, participou do Simpósio Nacional Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, em Brasília, e destacou que a Prefeitura vem desenvolvendo, na zona rural, e em parceria com a Federação do Comércio, através do Programa SESC Mesa Brasil, programas que incentivam a agricultura familiar na cidade. Nesta quinta-feira (22) a secretária também aproveitou para se encontrar com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para defender investimentos em Campina Grande.
Acompanhada pelo deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), a secretária apresentou ao ministro o projeto para a instalação de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Complexo Aluísio Campos.
Cada vez mais os órgãos federais estão investindo na Compra Institucional, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A qualidade dos produtos, a agilidade na entrega e o processo de compra bem menos burocrático conquistaram os gestores de prefeituras, universidades, quartéis, institutos de educação, entre outras unidades da administração federal. Em 2017, foram mais de R$ 150 milhões investidos na agricultura familiar, e o governo federal estima que esse número chegue a R$ 300 milhões em 2018.
Esses gestores foram reunidos nesta quinta-feira (22), em Brasília (DF), no Simpósio Nacional de Compras de Alimentos da Agricultura Familiar. O encontro aproxima os órgãos compradores das cooperativas da agricultura familiar, que estão preparadas para fornecer seus produtos. O objetivo é consolidar a aquisição de alimentos da agricultura familiar por parte dos órgãos dos públicos.
De acordo com o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Caio Rocha, com a nova oportunidade de mercado, os produtores estão se organizando mais. “Nós estamos vendo com o PAA a organização do setor cooperativo e da agricultura familiar. Essa estabilidade está não apenas na produção dos alimentos, mas também na regularidade da entrega”, afirmou o secretário.
Assessoria
@politicaetc