Faltando apenas dois dias para a realização das convenções para a aprovação oficial de candidaturas, uma pré-candidatura a governador na Paraíba corre sérios riscos de não conseguir emplacar. É a candidatura do emedebista José Maranhão, que até à tarde desta sexta-feira conta somente com o apoio do PR (Partido da República), comandado na Paraíba pelo deputado federal Wellington Roberto.
O senador José Maranhão, que já governou a Paraíba em três mandatos, ainda mantém a esperança de atrair o apoio do PSC e, muito remotamente, do PDT, mas, a julgar, pelos registros de acontecimentos da pré-campanha e da movimentação política desde o ano passado, as adesões não devem se concretizar.
Desde que se lançou pré-candidato, ainda no primeiro semestre de 2017, o senador José Maranhão revela, em entrevistas, conversas e acordos com as mais diversas forças políticas da Paraíba, mas nenhum acordo foi concretizado. O próprio Maranhão já anunciou possibilidade de alianças com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), com o prefeito Romero Rodrigues (PSDB), com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), com o deputado Bruno Cunha Lima (SD), com o deputado Marcondes Gadelha (PSC), entre outros líderes partidários, mas acabou não conseguiu fechar qualquer acordo.
A última esperança de dar impulso e força à candidatura do senador Maranhão era o possível apoio do PP do deputado Aguinaldo Ribeiro, com a presença da deputada Daniella Ribeiro na chapa como candidata ao Senado, mas essa esperança acabou se esvaindo nesta sexta-feira com o anúncio do apoio do PP à candidatura de Lucélio Cartaxo (PV).
O senador José Maranhão corre agora contra o tempo, mas dificilmente conseguirá o apoio do PSC e do PDT nas últimas horas, já que o MDB e o PR não oferecem possibilidades de eleição de deputados federais. As projeções são de que existe a garantia de uma vaga da Câmara Federal, que seria ocupada por Wellington Roberto (PR), com sobras para o deputado Benjamim Maranhão (MDB). No caso, não chances para Leonardo Gadelha (PSC) nem para Damião Feliciano.
Sem alianças, o senador José Maranhão talvez não consolide sua candidatura.
@politicaetc