Como parte das atividades em celebração à conscientização sobre o autismo, a Secretaria de Saúde de Santa Rita promoveu nesta quinta-feira (04) o II Seminário Transtorno Espectro Autista. O encontro aconteceu no auditório do CCJ-UFPB e reuniu agentes comunitários e outros profissionais da Saúde e também da Educação.
A abertura do evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Maria do Desterro, e da presidente do Instituto Amparo de Santa Rita, Ana Paula de Souza. Elas destacaram a luta e os avanços realizados no município em defesa das pessoas com autismo, através das ações da prefeitura.
Recentemente, entrou em vigor uma lei municipal, de autoria do Poder Executivo, que prevê o atendimento preferencial aos autistas em estabelecimentos públicos e privados. Outra iniciativa importante é a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), que está em fase final e deve oferecer atendimento a pessoas com deficiência por meio de equipe profissional multidisciplinar.
O prefeito Emerson Panta também esteve no seminário e realçou o comprometimento pela causa. “Abraçamos esta luta e queremos oferecer um atendimento digno e um acolhimento humanizado para os autistas”, afirmou.
Uma das conferencistas, a médica Janete Paredes ressaltou a importância, em especial, dos agentes de saúde, pela capacidade desses profissionais em disseminar informação e esclarecimento aos usuários em suas comunidades. Ela lembrou que a falta de conhecimento sobre o transtorno é um dos principais entraves na identificação precoce do autismo.
@politicaetc