A senadora Daniella Ribeiro, líder do Progressistas no Senado Federal, protocolou nesta quarta-feira (3) uma emenda ao PLS 789/2015, que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento Econômico do polo de Caruaru (PE) e de Campina Grande (PB), pedindo a inclusão do setor calçadista.
De acordo com a emenda apresentada pela senadora, o setor calçadista, pela sua dimensão e relevância, não pode ficar de fora da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). “É uma indústria que promove desenvolvimento na região, gerando empregos, movimentando a economia e incentivando o empreendedorismo”, pontuou.
Na justificativa da emenda, a senadora destacou ainda que o setor calçadista, em 2017, exportou 21,8 milhões de pares de calçados, montante que, incentivado, tem potencial de aumentar. Daniella frisou que, “apesar desses números, no final do ano passado o setor viu crescer o número de empregados sendo desligados das empresas de calçados, quadro que começou a ser revertido apenas em fevereiro deste ano. Com a criação de uma RIDE, não temos dúvidas de que o fomento ao setor crescerá”.
PLS 789/2015 – Segundo o PLS, os programas e projetos prioritários para a RIDE darão especial ênfase aos setores de confecção, turismo, indústrias moveleira e calçadista, sistema de transporte e escoamento, recursos hídricos, capacitação profissional e a outros relativos à infraestrutura básica e à geração de empregos.
Se aprovada, a RIDE vai permitir que os municípios que a integrem façam um planejamento conjunto sobre áreas e temas de interesse comum, sendo, portanto, um dos setores de grande relevância o calçadista.
A RIDE, segundo o projeto, na Paraíba será constituída dos municípios de Alcantil, Aroeiras, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Boqueirão, Cabaceiras, Camalaú, Campina Grande, Caraúbas, Caturité, Congo, Fagundes, Gado Bravo, Natuba, Queimadas, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília do Umbuzeiro, São Domingos do Cariri e Umbuzeiro.
@politicaetc