O Ministério Público da Paraíba abriu o edital para seleção de estágio destinado a estudantes do curso superior de Ciências da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estão sendo oferecidas oito vagas, sendo uma para pessoa com deficiência. Os selecionados desempenharão atividades de apoio ao Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), junto ao Laboratório Analytics da UFCG. O período de inscrições foi aberto na quinta-feira (11/04) e se estenderá até a próxima segunda-feira (22/04).
O convênio celebrado entre o MPPB e a UFCG possibilita que os alunos façam estágio curricular não-obrigatório na sua área de estudo, sendo contratados para desempenhar funções no Gaeco, com lotação no Laboratório Analytics da UFCG, que dispõe da infraestrutura necessária para o desempenho das atividades. Para concorrer às vagas, além de estar regularmente matriculado no curso específico, os interessados precisam ter coeficiente de rendimento escolar (CRE) mínimo de 6,0; ter concluído pelo menos o 3º período; ter idade mínima de 18 anos no ato da convocação e disponibilidade de estagiar por, no mínimo, seis meses.
Como se inscrever
Os estudantes interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site do Ministério Público do Estado da Paraíba (http://www.mppb.mp.br/
De acordo com o edital, os estudantes que não receberem o e-mail de confirmação da inscrição devem comunicar-se o mais breve possível com o Departamento de Recursos Humanos, através dos telefones de contato: (83) 2107-6069 /(83) 2107-6070. Serão selecionados os estudantes que obtiverem os melhores CRE. Em caso de empate, será dada preferência aos candidatos que tiverem maior tempo de curso e maior idade.
O resultado do processo seletivo será divulgado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB em data a ser definida. A convocação dos classificados será por contato telefônico ou e-mail. O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data da assinatura do edital do resultado final, podendo ser prorrogado por mais dois anos. O edital é assinado pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho.
Atividades e remuneração
Os contratados deverão dar uma jornada de estágio com carga horária de 20 horas semanais, não podendo ultrapassar seis horas diárias. Eles receberão uma bolsa no valor de R$ 492,20 e mais R$ 107,80 de auxílio-transporte. Também terão direito a seguro contra acidentes pessoais e obterão certificado, ao final do estágio.
Os estagiários desenvolverão atividades de soluções analíticas de dados abertos, de acordo com o princípio da ciência de dados, além de outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade que venham a ser determinadas. Entre os produtos que podem ser desenvolvidos pelos estagiários estão ferramentas construídas com inteligência computacional, a exemplo da “Empenhados” e “Capital dos Candidatos”, que foram desenvolvidas em programa de estágio anterior.
@politicaetc