Atendendo habeas corpus impetrado pelo advogado Aécio Farias, na tarde desta terça-feira (08), por unanimidade, o Superior Tribunal de Justiça concedeu habeas corpus ao prefeito do Município de Tavares, Ailton Suassuna, e ao seu irmão, Michael Suassuna, então secretário de finança daquele município. O prefeito estava preso desde 30 de novembro de 2018, após a Operação República.
Os dois haviam sido presos por determinação do Tribunal de Justiça da Paraíba, porém, no dia seguinte, o Superior Tribunal de Justiça determinou a liberdade dos dois, porém mantendo o afastamento do cargo.
Com essa decisão, o prefeito reassume imediatamente o cargo.
O advogado Aécio Farias não vai comentar o caso.
Os irmãos são acusados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) de terem cobrado propina como condição para o pagamento pela aquisição de dois veículos pela administração municipal.
A Operação República foi autorizada pelo desembargador Arnóbio Alves Teodósio, relator do caso no Tribunal de Justiça. A denúncia foi formulada pelo Ministério Público da Paraíba, com base em investigação do Gaeco. O órgão, após denúncia formulada pelo dono da concessionária, montou uma operação controlada para flagrar a tentativa de extorsão.
@politicaetc