O Ministério Público Federal (MPF) apoia a campanha ‘Juntos pela causa indígena’ promovida pela ONG Rede Povos da Terra da Paraíba para arrecadar doações de brinquedos, roupas e calçados e distribuir a crianças venezuelanas da etnia warao refugiadas em Campina Grande e João Pessoa e às crianças indígenas das etnias tabajara e potiguara, no litoral paraibano. Serão contempladas crianças indígenas com faixa etária entre 1 mês a 13 anos de idade.
Segundo informações divulgadas pela ONG, o objetivo da campanha é “fortalecer cada vez mais a rede de solidariedade para a causa indígena na Paraíba”. A mensagem lembra a Declaração Universal dos Direitos da Criança de que “toda criança tem o direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e as autoridades públicas garantir a elas o exercício pleno desse direito”.
A campanha ocorrerá em quatro etapas: de início, serão alcançadas 102 crianças potiguaras com ações focando principalmente nas aldeias Taepe, Mata Escura e Cumaru, localizadas no litoral Norte do estado. Em seguida, a ação contempla 75 crianças indígenas tabajaras, nas aldeias Barra de Gramame, Vitória e Nova Conquista no litoral Sul da Paraíba. Na sequência, serão contempladas 101 crianças indígenas venezuelanas, da etnia warao, residentes em seis abrigos em João Pessoa, sob a responsabilidade do Centro Social Arquidiocesano São José. Por fim, a campanha alcançará 24 crianças waraos que estão em abrigo da Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Para a realização de toda a campanha serão adotadas medidas sanitárias, conforme o protocolo da OMS para prevenção da covid-19.
Como e onde doar – Serão recolhidas doações nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Na capital, o ponto de coleta da campanha é na Fundação Nacional do Índio (Funai), localizada na Av. Paraná, 184, bairro dos Estados, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. Em Campina Grande, as doações devem ser entregues no Centro Artístico Cultural da UEPB, localizado na Av. Pres. Getúlio Vargas, 44, Centro, também das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 9.8184-1251 e (81) 9.9850-1764.
Apoiadores – Conforme os organizadores, além do MPF, a campanha ‘Juntos pela causa indígena’ tem apoio da Defensoria Pública da União, Ministério Público da Paraíba, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público do Trabalho, Funai, Universidade Federal da Paraíba, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, Serviço Pastoral do Migrante do Nordeste, Arquidiocese da Paraíba, Uninassau Campina Grande, Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba, Amigos do Bem e Movimento dos Atingidos por Barragens.
@politicaetc