O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, reuniu, nesta segunda-feira, 8, os secretários e coordenadores de serviços estratégicos do município e, entre outros encaminhamentos, determinou a abertura de um serviço de disque-denúncia para a população informar sobre episódios de aglomeração na cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde já lançou o serviço, que será coordenado pela Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa), com o apoio logístico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O número para a população denunciar as aglomerações é 0800-095-5126.
As pessoas vão poder informar sobre ocorrências de aglomerações, bem como outros casos de descumprimento do Decreto Municipal nº 4.556, de 1º de março de 2021, que prevê medidas restritivas para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e similares.
Desde a última semana de fevereiro, a força-tarefa da Prefeitura Municipal de Campina Grande já realizou inspeção em mais de cem estabelecimentos e três deles foram autuados e multados, por descumprirem as regras sanitárias. Os estabelecimentos só podem funcionar entre 6h e 23h, as igrejas ficam restringidas a receberem apenas 50% da capacidade do público e os eventos sociais só podem ter, no máximo, 100 convidados.
As penalidades para quem descumprir o decreto vão, desde a autuação e a multa, até a interdição e possibilidade de fechamento do estabelecimento. As multas são revertidas em investimentos no combate à pandemia da covid-19 na cidade. “Qualquer descumprimento a alguma dessas determinações, bem como a ocorrência de aglomerações, podem ser denunciados através do disque-denúncia”, disse o secretário de Saúde, Filipe Reul.
@politicaetc