O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), confirmou nesta quarta-feira (25), que irá convocar os senadores da Paraíba, Daniella Ribeiro (PP), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Nilda Gondin (MDB), para participarem de uma audiência virtual, sobre a possibilidade do retorno das coligações.
“Nós precisamos reagir e lutar, para que as coligações possam ser aprovadas no Senado. Na paraíba existe um murmúrio, não posso afirmar com certeza, mas existe boatos que os três senadores são contra as coligações” disse o presidente da ALPB.
A sugestão para a convocação dos senadores foi do deputado Hervázio Bezerra (PSB), que também é favorável a volta das coligações nas eleições do próximo ano. O deputado chegou a dizer que o seu destino e dos seus colegas estariam na mão do Senado.
“Vejo da seguinte forma, o nosso destino está nas mão do Senado ou está nas mãos de quem pouco interessa ou nada interessa, diretamente e especificamente esse tema. Então essa decisão do Senado, que me perdoem a firmeza e a franqueza, mas eles vão decidir o que não os afeta em absolutamente nada” disse Hervázio.
Derrubada pelo Congresso em 2017, a coligação proporcional permite, em sistema de aliança partidária, que candidatos menos votados, e muitas vezes sem afinidade ideológica, se elejam na esteira dos votos computados pelo conjunto de legendas que integram o bloco.
Para valer nas eleições do ano que vem, o texto precisa ser chancelado pelo Senado até outubro.
@politicaetc