O secretário de Saúde do Municipal de João Pessoa, Fábio Rocha, avaliou como “lastimável” a recomendação do Ministério Público Federal e do Ministério da Saúde que visa suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidades contra o vírus da Covid-19. O secretário confirmou que a recomendação, não será acatada pela Capital paraibana.
“É lastimável a recomendação do Ministério Público, como é uma recomendação, ela não deverá ser acatada por duas razões. Uma, o ministério da saúde tem que fazer a orientação correta sobre esse assunto e segundo, temos que pensar muito bem na questão social desta faixa etária, que praticamente está a quase dois sem aulas” disse o secretário.
A recomendação partiu de uma avaliação técnica do Ministério da Saúde, que orientou reservar as vacinas que sobrarem após a conclusão das atuais fases da campanha, para a aplicação da terceira dose em pessoas acima de 70 anos, que receberam a segunda dose há mais de seis meses e imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose ou dose única da Janssen.
O município de Cabedelo acatou a recomendação e suspendeu vacinação de adolescentes sem comorbidades a partir desta sexta-feira (27). A imunização para a categoria 18+ geral e 12+ com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e/ou privado de liberdade segue normalmente no município, que também segue aplicando a 2ª dose para todos que receberam a 1a e contam o tempo de espera.
@politicaetc