O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que é vice-presidente do Senado, afirmou nesta quarta-feira (18), em entrevista ao Correio Debate da 98FM, que o MDB ainda irá se reunir para definir como irá votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 125/11, mais conhecida como PEC da Reforma Eleitoral.
“Nós integrantes do MDB definimos que haveremos de fazer uma reunião colegiada de bancada, já no início da próxima semana, para que nós tratemos e quem sabe conseguir dar uma decisão ou ter uma decisão uníssona dos 16 [senadores]” disse o senador.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17), em segundo turno, a PEC da reforma eleitoral (Proposta de Emenda à Constituição 125/11), que prevê a volta da coligação partidária nas eleições proporcionais (deputados e vereadores) a partir de 2022, entre outros pontos. A matéria será enviada ao Senado.
Veneziano também revelou que o desejo do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), é que a PEC seja estudada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa antes de ser apresentada ao plenário.
“Nós estamos falando sobre uma PEC, não estamos falando sobre uma proposta ordinária. Então esses cuidados, debruçar com mais tempo, mesmo sabendo que o tempo é limitado por força de se tratar de matéria eleitoral, que para qualquer mudança viger as eleições do próximo ano tem prazo que é exatamente o dia 3 de outubro. Mas mesmo assim temos o tempo para que a CCJ faça um estudo para que nós possamos ter algum necessário debate antes que ele ganhe o plenário” finalizou o parlamentar.
@politicaetc