Começou nesta sexta-feira (10), o período de inscrição para o concurso público da Caixa Econômica Federal para o cargo de técnico bancário exclusivamente para pessoas com deficiência (PcD). No Brasil, ao todo, estão sendo oferecidas 1.100 vagas, sendo 1 mil para preenchimento imediato e 100 para formação de cadastro de reserva. Na Paraíba, está disponível seis vagas. A previsão é que as provas objetivas e de redação sejam aplicadas dia 31 de outubro.
O concurso terá as seguintes etapas:
- Provas objetivas
- Prova de redação
- Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos pretos ou pardos.
- Análise do Laudo Médico por Equipe Multiprofissional da condição declarada de deficiência.
- Procedimentos admissionais para comprovação do atendimento aos requisitos e condições necessárias para a contratação e Exames Médicos Admissionais
A aplicação das provas objetivas e de redação será em 31 de outubro.
Entre as atividades do técnico bancário estão prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços; identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais; efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas; e elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral.
Além do salário, o técnico bancário terá participação nos lucros ou resultados, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição/alimentação, vale transporte, auxílio creche, possibilidade de ascensão profissional, acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.
Para provar sua deficiência, o candidato deverá enviar, via upload, o relatório médico digital, emitido nos últimos 36 meses em documento PDF digitalmente assinado por certificado digital atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência, contendo a assinatura por certificação digital do médico com o número de sua inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) no documento, cujo formulário eletrônico encontra-se disponível em https://prescricaoeletronica.cfm.org.br/arquivos/relatorio_medico.pdf.
Com informações do G1
@politicaetc