O cidadão cabedelense dispõe, desde 2019, de um modo prático e rápido para acionar serviços, encaminhar solicitações e acompanhar processos junto à Prefeitura Municipal. Através do Gestão Digital, qualquer cidadão pode acessar remotamente e resolver suas demandas de onde estiver.
A iniciativa – pioneira na região metropolitana – permite a qualquer pessoa requerer e acompanhar solicitações como alvarás, certidões, IPTU, ITBI, segunda via de impostos; e processos administrativo, como licenças médicas, licenças ambientais e aposentadorias, de forma 100% online. Todo o processo chega para o requerente por e-mail e ele pode seguir e/ou questionar a qualquer momento
O Gestão Digital nasceu com o objetivo de provocar a redução ou eliminar gradualmente o trâmite de papel entre os órgãos da administração municipal. É também uma maneira de facilitar o acesso da população aos serviços públicos via online.
A plataforma está 24 horas no ar e o contribuinte pode acessar e inscrever seu usuário único. Basta entrar no site oficial da Prefeitura, buscar a aba Gestão Digital, clicar em Protocolos e se cadastrar para começar a fazer solicitações, acompanhar processos e emitir guias de forma fácil e prática.
“A gestão municipal está sempre atenta e empenhada em prestar serviços de qualidade e proporcionar facilidades para os cidadãos em todos as áreas e, também, na comunicação destes com a Prefeitura. Daí a importância da Gestão Digital, que promoveu inovações consideráveis no aperfeiçoamento das rotinas internas dos processos de administração, além da economia; e visa proporcionar uma melhoria qualitativa no acesso dos cabedelenses aos serviços públicos. É uma ferramenta que está disponível para que todo aquele que precise resolver problemas junto à Prefeitura possa fazê-lo de forma rápida. Precisamos torná-la cada vez mais conhecida”, declarou a secretária de administração, Nilda Batista.
Com a instituição do processo digital, a Administração municipal busca economizar cerca de R$ 2 milhões. Além disso, ganhou em eficiência e sustentabilidade, provocando uma redução nos gastos com papel, impressão e transporte. O acesso via Internet permite, ainda, a produção e o encaminhamento dos documentos para outras áreas ou órgãos a qualquer hora e de forma imediata.
Desempenho – As análises realizadas pela equipe gestora do programa mostram que entre os serviços mais solicitados pelo cidadão, estão o ITBI, IPTU e a transferência de titularidade. Já pelo lado do servidor, encontram-se as licenças para tratamento de saúde e declaração de tempo de contribuição.
Outros pontos de destaque nas avaliações são a praticidade, a agilidade e a interatividade. De acordo com a equipe, cada solicitação demanda um tempo específico e variável para a resposta.
“O cidadão pode acessá-la pelo site oficial da PMC por meio de computadores ou smartphones, o que garante comodidade e praticidade no contato com a Prefeitura. Por outro lado, também é garantia de maior agilidade no atendimento das demandas. O sistema deu mostras de efetividade no período recente. Durante a pandemia, atingimos um pico de 70% da demanda remota online. Nossa meta é atingir uma performance de 80% de adesão do cidadão ao acesso remoto, sem precisar vir ao protocolo físico. Por isso a importância da publicidade para lembrar ao cidadão que ele pode fazer sua solicitação na comodidade do seu lar”, comentou o coordenador da equipe gestora do Gestão Digital, Manoel Nazareth.
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