O vereador de João Pessoa, Bispo José Luiz (Republicanos), usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta terça-feira (14), para expressar sua preocupação em relação a saúde mental dos jovens. O vereador apontou uma pesquisa divulgada pelo IBGE, que afirma que cerca de 20% dos estudantes adolescentes na Paraíba sentiam que a vida não valia a pena ser vivida.
“Trata-se de números, de dados, alarmantes, preocupantes. Percebemos que são dados preocupantes e que passaram a crescer não só em relação aos adolescentes, mas em todas as faixas etárias, principalmente com a pandemia da Covid-19, que tem deixado sequelas, não só física, como principalmente mentais” disse o parlamentar.
O estudo citado pelo vereador mostra que cerca de 19,2% dos estudantes de 13 a 17 anos, na Paraíba, sentiam que a vida não vale a pena ser vivida, na maioria das vezes ou sempre, nos 30 dias anteriores à pesquisa. Dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) 2019, divulgado pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um dos temas pesquisados pela Pense 2019 foi a saúde mental dos estudantes. O indicador paraibano foi menor que as médias registradas regionalmente (20,3%) e nacionalmente (21,4%).
O estudo aponta ainda que 12,3% esculacharam, zombaram, mangaram, intimidaram ou caçoaram algum colega da escola, tanto que ele ficou magoado, aborrecido, ofendido ou humilhado, nos 30 dias que antecederam o levantamento.
“Gostaria de chamar a atenção principalmente do poder público, estadual e municipal. Para as política públicas voltadas para os jovens” finalizou o Bispo José Luiz.
@politicaetc