O vereador de João Pessoa, Bispo José Luiz (Republicanos), usou o plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quinta-feira (23), para defender a aprovação do projeto de Lei de sua autoria, que autoriza a entrada de animais de estimação em hospitais públicos, para visitas a pacientes internados. O vereador destacou os benefícios do tratamento da cãoterapia.
“A importância de quando seus tutores estão internados e eles sentem aquela necessidade de poder ter um contato com aquele animal que eles sempre tem no seu dia a dia normal, porque ambiente de hospital não é um ambiente bom. E quando a pessoa recebe a visita desses animais de estimação, até o ânimo da pessoa, a disposição da pessoa muda” enfatizou o parlamentar.
O projeto de Lei deixa claro que a autorização para a visita deve partir do médico que está acompanhando o paciente internado e da equipe de infectologia do hospital. Também fica a critério do hospital, determinar um local para realizar o encontro do paciente com o animal.
José Luiz também citou a ação do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, que foi a primeira unidade de saúde da Paraíba a implantar a cãoterapia. De acordo com a coordenadora da pediatria do Trauma-CG, a médica Noadja Andrade, o projeto ajuda a amenizar o estresse da internação. “Estudos mostram que a recuperação com o cãoterapia é muito mais rápido”. A médica ainda ressalta que a cãoterapia melhora o estresse e é uma forma de cuidar da criança.
@politicaetc