O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros falou nesta quarta-feira (9), sobre a situação atual da pandemia de Covid-19 no estado da Paraíba. Para o médico o Brasil tem passado por uma fazer de ‘arrefecimento’ da variante ômicron, que seria uma baixa de casos incidentes num período de 4 a 6 semanas. Contudo o médico alerta; “a pandemia ainda não acabou”.
“Para que nós possamos definir que estamos no fim da pandemia, existe alguns elementos que são exigidos pelos sanitaristas e epidemiologistas, ou seja; 90 a 120 dias de estabilidade e de queda no número de casos diárias, nós não termos o surgimento de nenhuma variante, termos também medicamentos e termos também a indicação da Anvisa de dois anticorpos monoclonais para a utilização em pacientes com alta imunossupressão”, disse o secretário.
Geraldo também falou sobre a flexibilizações do uso de máscaras, que vem sendo aprovada em alguns municípios do estado. O médico afirmou que os estados que adotaram a medida até o momento acabaram voltando atrás da decisão, na Paraíba, uma possível liberação será analisada baseada no cenário epidemiológico.
“Nós temos ainda um elemento primordial para que não haja o maior número de contaminação das pessoas que é a máscara. Se você está com máscara e a outra pessoa com máscara, a probabilidade de você se contaminar é de 2%, se as duas estão de máscaras a probabilidade sobre para 80%” afirmou o secretário.
De acordo com o o último boletim epidemiológico divulgado pela secretária estadual de saúde, a Paraíba registrou, nesta quarta (9), 1.184 casos de Covid-19. Entre os casos confirmados, 24 (2,03%) são moderados ou graves e 1.160 (97,97%) são leves. O Estado totaliza 583.564 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Também foram confirmados 07 novos óbitos desde a última atualização, três ocorridos nas últimas 24h. Com isso, o estado totaliza 10.142 mortes. O boletim registra ainda um total de 428.836 pacientes recuperados da doença.
Confira o áudio do secretário:
(*Com informações do Correio Debate da 98FM)
@politicaetc