A Paraíba apresentou no período dos últimos cinco anos um crescimento de 30,7% na criação de caprinos, conforme dados do Boletim Técnico do Agronegócio Rebanhos da Paraíba produzido pela Usina de Dados do Sebrae-PB. Com isso, a produção de leite também aumenta no estado que ocupa o primeiro lugar no ranking nacional, segundo o segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Do total produzido, 4,059 milhões foram comercializados. O destaque fica por conta dos municípios de Amparo, que ocupa o primeiro lugar, com 652 mil litros vendidos; Monteiro em segundo, com 604 mil litros vendidos, e Sumé em terceiro, com 476 mil litros.
Apesar do crescimento da produção de caprinos e de leite, os produtores paraibanos não recebem o apoio devido por parte dos governos Federal e do Estado. Para o deputado estadual e candidato à reeleição, Tovar Correia Lima (PSDB), é preciso garantir mais investimentos no setor para que possa aumentar a produção, gerando assim mais emprego e renda para população das regiões da Borborema e Cariri.
Tovar é um defensor do Programa Leite da Paraíba e chegou a pedir pessoalmente ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e a bancada federal paraibana no Congresso apoio para interceder junto ao Ministério da Cidadania, no sentido de adotar ações urgentes para a manutenção e ampliação do Programa Leite, além de garantir a liberação de R$ 9 milhões para pagamento dos pecuaristas que forneceram leite. Em dez anos, a compra direta de leite para produtores através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) apresentou uma queda de 80%.
“O Programa do Leite mostrou de forma exitosa que os produtores do semiárido têm a capacidade de se organizar em uma cadeia produtiva, que embora pequena, representa a maior fonte de ingresso econômico da pecuária leiteira da Paraíba. Em 2009, os produtores chegaram a comercializar 120 mil litros diariamente, hoje não chega a 20 mil litros, uma queda de aproximadamente 80%”, lamentou Tovar.
Produção de Leite – Outros municípios paraibanos que se destacam na produção do leite de cabra são: Parari (242 mil litros), Prata (209 mil litros), Cabaceiras (208 mil), Zabelê (182 mil litros) e Boqueirão (160 mil litros). Na comercialização também se destacam Parari, Prata, Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, Taperoá, São Domingos do Cariri, Cabaceiras e Coxixola.
@politicaetc