O Partido dos Trabalhadores (PT) homologou nesta terça-feira (2) a pré-candidatura de Luciano Cartaxo a prefeito de João Pessoa. Cartaxo, que já foi prefeito da Capital por dois mandatos, disse estar honrado com a indicação, destacando que o partido vai vencer a disputa e garantir que João Pessoa volte a ter uma gestão que trabalhe de verdade para gerar mais desenvolvido para a cidade e qualidade de vida para as pessoas.
“Com muita honra e alegria recebo a missão de disputar a eleição e implementarmos novamente as políticas públicas defendidas pelo presidente Lula na nossa amada João Pessoa. Nossa cidade vinha num ritmo acelerado de crescimento e investimento nas pessoas. Nas gestões do ex-prefeito Ricardo Coutinho e nas minhas duas gestões como prefeito a cidade recebeu diversas ações e obras. A atual gestão simplesmente estagnou esse desenvolvimento. Olhamos para as mais diversas áreas e não vemos entregas do atual prefeito, não há uma marca que Cícero tenha deixado. É muita propaganda e pouca ação. Precisamos mudar isso, garantir que a administração volte seu olhar para o povo, que hoje está esquecido”, disse Cartaxo, destacando também as ações realizadas no seu mandato de prefeito.
“Quando prefeito de João Pessoa construí três UPAs, criamos uma rede de PSFs, o CEO de Mangabeira, o Hospital Prontovida. Construí a maior rede de creches e escolas em tempo integral, o Centro de Educação Integrada (CEI) de Mangabeira, o Celest. Fiz o novo Parque da Lagoa, o Largo de Tambaú, a Nova Bica, reformamos a Praça da Independência, o Hotel Globo e a Casa da Pólvora. Construímos a Villa Sanhauá e entreguei 10 mil habitações. Isso mostra que sabemos fazer e temos compromisso com as pessoas. Com o presidente Lula na presidência, vamos fazer ainda mais pela nossa gente!”, destacou Cartaxo.
Biografia – Luciano Cartaxo Pires de Sá é natural de Sousa, Sertão paraibano. É graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na UFPB começou sua militância política, dentro do movimento estudantil. Foi vereador na Câmara Municipal de João Pessoa por quatro mandatos, entre os anos de 1996 e 2008. Em 2009, assumiu o mandato de vice-governador do Estado. Em 2010, foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Em 2012, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2016 já no primeiro turno. Entre suas principais marcas quando gestor da Capital foram os investimentos na educação pública, a criação de praças e parques públicos, além da construção de importantes equipamentos de saúde, como as UPAs nos bairros do Valentina, Cruz das Armas e Bancários. Em 2022, Luciano foi eleito novamente para o mandato de deputado estadual na Casa de Epitácio Pessoa pelo PT. Na Assembleia Legislativa, integra as comissões de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária; de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente; de Juventude, Esporte e Lazer; e da Defensoria Pública. Luciano Cartaxo é casado com a professora da UFPB Maísa Cartaxo e pai de dois filhos, Matheus e Caio.
@politicaetc