O Governo da Paraíba, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), deu início nesta terça-feira (23) aos estudos de sondagem geotécnica para a construção da Ponte do Futuro, que ligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena. Esta obra é considerada uma das mais importantes para a mobilidade urbana da região metropolitana de João Pessoa.
A sondagem geotécnica visa identificar as características do solo e das fundações que suportarão a ponte. Segundo o engenheiro Igor Girardi, responsável pela obra, esse processo é fundamental para garantir a segurança e estabilidade da estrutura, ao determinar a resistência e composição do subsolo. Atualmente, uma equipe está no local, mas outra será integrada em outubro, acelerando a conclusão dessa fase em aproximadamente cinco meses.
De acordo com o diretor de Operações do DER, Armando Marinho, a nova ponte reduzirá o tráfego pesado de caminhões pela BR-230, transferindo-o para a nova via e tirando mais de 700 veículos diários das áreas urbanas de João Pessoa.
A obra também está gerando expectativas positivas entre os moradores locais, como José Cardoso de Oliveira, que acredita que a construção da ponte trará desenvolvimento e valorização para a região, com novos comércios e residências.
Além da sondagem, o DER já providenciou todo o equipamento necessário para o início dos trabalhos e está tomando as medidas legais, como licenças ambientais e desapropriações.
Ponte do Futuro
O projeto inclui duas pontes: a primeira, com 2 km de extensão, ligará a BR-230 à BR-101 Norte; e a segunda, com 420 metros, será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. O complexo rodoviário contará ainda com um viaduto sobre a linha férrea e um prolongamento da PB-011 até Lucena, totalizando 11,2 km.
A expectativa é que a ponte melhore a mobilidade, reduza acidentes, diminua a poluição e encurte o tempo de viagem, proporcionando mais qualidade de vida aos moradores da Grande João Pessoa.
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