A Casa de Apoio ao Portador de Câncer, mantida pela entidade Amigas Viva a Vida, em Patos, no Sertão paraibano, realizará no próximo dia 20 deste mês, a 5ª Corrida e Caminhada Pela Vida, dentro das atividades do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama. O objetivo é arrecadar recursos para amanutenção das ações em apoio aos pacientes vítimas da doença. As inscrições estão abertas e o evento tem o apoio da Funasa Saúde.
A 5ª Corrida e Caminhada Pela Vida terá largada às 6h em frente à Casa de Apoio ao Portador de Câncer de Patos. As inscrições podem ser feitas através da internet (no site www.mccrono.com.br/eventos) ou diretamente com as voluntárias da entidade Amigas pela Vida e o valor é R$ 80,00, sendo que idosos e pessoas com deficiência pagam R$ 42,50. São dois percursos disponibilizados: a caminhada de três quilômetros e a corrida de cinco quilômetros.
A organizadora da corrida e voluntária da entidadeHigia Vieira Trigueiro ressalta o apoio da Funasa Saúde na realização da corrida. “A Amigas Viva a Vida atua junto às pacientes que passaram ou estão em tratamento contra o câncer, contribuindo para aumentar a autoestima dessas mulheres e a Funasa Saúde está abraçando essa causa muito nobre. Estamos felizes com o apoio da Funasa Saúde ao evento”.
Enildo de Morais Dias, responsável pela Funasa Saúde em Patos, enfatiza o caráter social da Corrida e Caminhada Pela Vida e o trabalho realizado na Casa de Apoio ao Portador de Câncer de Patos. “A Funasa Saúde se junta como parceira da entidade Amigas Viva a Vida que realiza um trabalho solidário importante para toda a região na prevenção e no tratamento do câncer”, completa.
Os recursos arrecadados com a corrida serão destinados à aquisição de prótese mamária de silicone para mulheres que fizeram a mastectomia (retirada da mama) e também para a compra de material usadospelas voluntárias do projeto para produzir turbantes, lenços e pulseiras de borracha para serem doados a pacientes em tratamento contra a doença.
Somente este ano, até o mês de agosto, a entidade Amigas Viva a Vida fez a doação de 137 próteses, 840 turbantes e 29 perucas. Também foram entregues 81 cestas básicas diretamente a pacientes carentes em tratamento no Hospital do Bem, referência no tratamento oncológico no Sertão paraibano.
A paciente oncológica e voluntária do projeto, Deane Medeiros, conta como a participação da corrida contribui para as ações da entidade. “Toda a renda arrecadada das inscrições será revertida para a manutenção do nosso projeto para atender pacientes oncológicos, em especial a mulheres, que estão com a autoestima abalada, assim como eu estive um dia e encontrei as meninas do projeto que me aj
@politicaetc