A unidade do Centro de Valorização da Vida (CVV) na Paraíba lidera, proporcionalmente, o número de ligações recebidas em comparação com outros estados do Brasil. De acordo com dados recentes, em junho deste ano, o estado registrou 197 chamadas a cada 100 mil habitantes, seguido por Piauí, Distrito Federal, Rondônia e São Paulo. Apesar disso, a maioria das ligações atendidas pelos 35 voluntários do CVV paraibano vem de outras regiões do país.
Segundo Vera Motta, coordenadora do posto em João Pessoa, o desempenho reflete a dedicação dos voluntários que oferecem apoio emocional a pessoas em todo o Brasil, através do número 188. “Isso mostra que os voluntários estavam atentos. As ligações são do Brasil todo, é raro receber ligações da própria Paraíba”, destacou. Em junho de 2024, o CVV da Paraíba realizou 7.939 atendimentos.
O CVV é uma associação filantrópica dedicada à prevenção do suicídio e ao suporte emocional desde 1962. Além das ligações telefônicas, o serviço também oferece apoio via e-mail e chat online. A coordenadora ainda reforça a importância de novos voluntários para manter a qualidade e agilidade no atendimento. Interessados podem se inscrever no site da associação e passar por um curso de capacitação.
@politicaetc