Nerivan Alvares de Lima, o Nerivan Gari (MDB), de 38 anos, foi eleito prefeito de Caraúbas, no sertão da Paraíba, com 2.276 votos (54,58% dos válidos), tornando-se o único gari no Brasil a conquistar uma prefeitura nas eleições de 2024. Sua eleição é um marco para a cidade de pouco mais de 4 mil habitantes e reflete uma virada significativa em sua trajetória pessoal e profissional.
Gari concursado há quase 15 anos, Nerivan enfrentou discriminação ao longo de sua carreira, mas conquistou o apoio popular ao longo da campanha, com motes como “Galera do Gari” e “Eu Tô Com O Gari”, que mobilizaram a população de Caraúbas. Em 2020, ele já havia concorrido ao cargo de prefeito e empatado com o então gestor, perdendo apenas no critério de desempate por idade.
Apesar das dificuldades e perseguições políticas que enfrentou, inclusive com tentativas de desacreditá-lo por ser gari, Nerivan manteve sua postura e compromisso com a cidade. A vitória deste ano é uma resposta aos que o subestimaram por sua profissão. “Essa vitória é uma reviravolta. Sair de uma profissão dura, muitas vezes discriminada, para se tornar prefeito é uma conquista tremenda”, declarou ele.
Agora, como prefeito eleito, Nerivan busca mostrar que é possível superar barreiras sociais e lutar por uma cidade melhor. “A profissão de gari é discriminada, mas isso não define o valor de uma pessoa. Espero que essa história inspire outros a acreditarem que podem alcançar o que quiserem, com responsabilidade e dedicação”, completou.
@politicaetc