O governo federal descartou a implementação do horário de verão neste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (16) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após uma reunião com representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o ministro, não há necessidade de adotar a medida neste verão, pois a segurança energética do país está assegurada, apesar da seca histórica que afetou diversas regiões.
Silveira destacou que, embora a política do horário de verão tenha seus benefícios, como a economia de energia e o impulso ao setor econômico, o retorno da medida só será avaliado novamente para o verão de 2025/2026. Ele também explicou que, neste momento, o custo-benefício seria reduzido, já que o planejamento necessário faria com que o horário de verão começasse tarde, com pouco impacto positivo.
O horário de verão foi adotado no Brasil de forma irregular entre 1931 e 1985, sendo implementado sistematicamente até 2019, quando foi suspenso no governo Bolsonaro. Recentemente, pesquisas mostraram que a população brasileira está dividida quanto à volta da medida: 47% são a favor e 47% contrários, segundo o Datafolha.
@politicaetc