Neste domingo, eleitores de 51 municípios retornam às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito no segundo turno, e algumas normas importantes devem ser seguidas para garantir o bom andamento do processo eleitoral.
Entre as regras, os eleitores precisam apresentar um documento oficial com foto, que pode ser o e-Título, carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho ou CNH. O título de eleitor físico é opcional, mas documentos sem foto, como certidões de nascimento e casamento, não são aceitos.
Para assegurar o sigilo do voto, está proibido o uso de celulares, câmeras, filmadoras e rádios comunicadores dentro das seções eleitorais. O uso de qualquer equipamento que possa comprometer a privacidade do eleitor na cabine é terminantemente vetado.
Quanto à manifestação política, é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas, mas de forma individual e silenciosa. Aglomerações e propagandas ruidosas que identifiquem partidos, coligações ou federações estão proibidas, assim como abordagens e aliciamento de eleitores.
Por fim, o porte de armas está suspenso para civis, incluindo colecionadores e atiradores, até segunda-feira (28), mesmo nas cidades onde não há segundo turno, em uma medida nacional que visa aumentar a segurança durante o processo eleitoral.
@politicaetc