Neste domingo, seis municípios paraibanos já têm seus futuros prefeitos praticamente definidos antes mesmo da abertura das urnas. Com apenas um candidato na disputa pelo cargo de prefeito, as cidades de Junco do Seridó, Ouro Velho, Poço Dantas, Santa Cruz, São José do Sabugi e São João do Tigre garantem eleições sem concorrência. Veja quem são os candidatos que já podem ser considerados “eleitos”:
- Junco do Seridó: Dr. Paulo (PSB)
- Ouro Velho: Dr. Júnior (União Brasil)
- Poço Dantas: Itamar Moreira (Republicanos)
- Santa Cruz: Alberto de Braz (PL)
- São José do Sabugi: Emanuel Domiciano (União Brasil)
- São João do Tigre: Márcio Leite (Republicanos)
De acordo com a Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), para que o candidato único seja eleito, basta a obtenção da maioria dos votos válidos. Isso significa que, na prática, um único voto válido pode garantir a vitória do candidato.
Crescimento no número de candidaturas únicas
O cenário de candidaturas únicas cresceu em todo o Brasil. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de cidades com apenas um candidato a prefeito dobrou desde as últimas eleições, em 2020, passando de 106 para 212 em 2024.
Na Paraíba, seis municípios apresentam esse quadro, enquanto o estado com o maior número de municípios nessa situação é o Rio Grande do Sul, com 43 cidades, seguido de Minas Gerais com 41 e São Paulo, que registra 26 candidaturas únicas.
Entre os estados com o menor número de candidaturas únicas estão Sergipe, Rondônia e Rio de Janeiro, que têm apenas um município com candidato único.
@politicaetc