A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quarta-feira (23), sessão solene para entrega do Título de Cidadã Pessoense à professora dra. Adelaide Alves Dias. A propositura foi do vereador Zezinho Botafogo (PSB), que falou sobre a motivação para entrega da honraria.
“Dra. Adelaide construiu uma belíssima história ao longo dos anos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não só no estado, mas em todo Brasil. Ela possui uma luta incansável nas questões ligadas à Educação, aos Direitos Humanos e à inclusão. Nada mais justo do que fazer esse reconhecimento a quem luta incansavelmente, todos os dias, para fazer com que a cidade de João Pessoa se aperfeiçoe e seja melhor na área da educação. Estamos hoje não apenas reconhecendo suas conquistas, mas celebrando o impacto que a professora Adelaide teve e continua a ter em nossa cidade. A trajetória dela é inspiração para todos nós”, afirmou o vereador.
O vereador Marcos Henriques (PT) disse que conheceu Adelaide na militância, lutando pelos direitos das mulheres, pela democracia e por tantos outros pontos que são importantes para o desenvolvimento da sociedade. “É tão bom contar com Adelaide na rede de proteção da criança e do adolescente. A diferença que ela faz redunda em algo muito positivo, não só para as crianças, os adolescentes e a rede de proteção, mas para os espaços que ela ocupa. Com toda a minha alegria posso dizer que Adelaide é hoje uma cidadã pessoense”, parabenizou o parlamentar.
Luciano Albino, chefe do gabinete da reitoria da UEPB, falou que a professora Adelaide, agora como cidadã pessoense, tem no seu currículo o reconhecimento de uma longa trajetória de tantos trabalhos importantes que ela fez. “Além de responsável, ela é uma pessoa entusiasmada com o que faz, sempre em nome de um propósito maior que é a educação”, acrescentou.
“Adelaide nunca é simplista, nem superficial, em nada do que fala e faz. Tudo em que ela atua, ela busca os fundamentos, e isso é muito importante nos dias atuais”, destacou Adriana Diniz, diretora do Centro de Educação da Paraíba.
Por fim, a homenageada, que é natural de Campina Grande, agradeceu a honraria e falou da emoção de ser reconhecida pela CMJP. “Eu recebi com muita euforia essa homenagem, e fico muito feliz em saber que o trabalho que realizo há 38 anos pode ser reconhecido e identificado como um trabalho relevante. Isso faz qualquer pessoa feliz e agradecida. Estou muito emocionada de estar, nesse momento, recebendo essa honraria que me faz, agora, não só de fato, mas de direito, cidadã pessoense”, concluiu.
Participaram ainda da sessão o professor Ronaldo Barbosa; o secretário estadual de Educação, Wilson Filho; Cláudio Furtado, secretário de Ciência e Tecnologia da Paraíba; Luciana Dias, secretária executiva de Educação de João Pessoa, entre outros.
@politicaetc