Em seu primeiro discurso na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quinta-feira (24), o vereador Renato Martins (Avante) destacou a necessidade urgente da criação de um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para os servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Martins também sugeriu a implementação de uma Bolsa Reciclagem destinada aos agentes de coleta seletiva da capital.
Durante a sessão, o parlamentar ressaltou a situação dos servidores da Emlur que, apesar de atuarem como estatutários, não têm suas funções devidamente reconhecidas. “Muitos desses profissionais já trabalham como psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, mas sem ascensão profissional. Com a aposentadoria, eles correm o risco de ganhar menos que os garis”, afirmou. Renato Martins garantiu que nos dois meses de mandato que restam, vai lutar por essa regulamentação.
Martins também sugeriu a criação de um programa de coleta seletiva que pode economizar recursos municipais e beneficiar os agentes catadores com uma Bolsa Reciclagem. “Se retirarmos o resíduo seco do compactador, poupamos o dinheiro gasto com a empresa terceirizada e o aterro sanitário. Esses valores podem ser direcionados aos catadores”, explicou o vereador, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a justiça social.
@politicaetc