O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, anunciou na manhã desta quarta-feira (16) o posicionamento do partido no segundo turno da eleição para prefeito de João Pessoa. A legenda optou pela “livre escolha”, permitindo que seus membros e simpatizantes tomem decisões individuais sobre em quem votar.
“Livre Escolha. Este é o posicionamento do MDB da Paraíba em relação ao segundo turno da eleição para prefeito em João Pessoa, decidido após uma ampla discussão interna no partido e após nossas conversas com o presidente Lula, com a presidente do PT Gleisi Hoffmann e com o ministro Alexandre Padilha”, declarou o senador.
Veneziano também destacou que o MDB, após participar ativamente do primeiro turno apoiando o deputado federal Rui Carneiro, entendeu que não seria adequado apoiar o ex-ministro Marcelo Queiroga, um dos candidatos no segundo turno, devido às diferenças ideológicas com o grupo que ele representa. O partido optou por dar autonomia aos seus membros para decidir suas preferências de forma independente.
“O MDB não se furtaria a ter o seu posicionamento. (…) Uma das alternativas era apoiar o atual prefeito, Cícero Lucena, ou dar a completa autonomia e livre decisão aos nossos integrantes, correligionários e simpatizantes. Foi essa a opinião que prevaleceu”, explicou Veneziano.
O senador também ressaltou que a decisão foi tomada em diálogo com importantes lideranças do PT e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrando a sintonia entre os partidos no cenário político nacional.
@politicaetc