Após mais de 24 horas de interrupção, o abastecimento de água em João Pessoa, Cabedelo e Conde foi retomado por volta das 2h20 desta sexta-feira (1º). A suspensão ocorreu devido ao roubo de cabos de cobre na Estação Elevatória de Água Bruta de Gramame. Segundo a Cagepa, o retorno da água será gradual e algumas áreas já registraram abastecimento pela manhã, com expectativa de normalização completa até o fim do dia.
Cerca de 80% da capital paraibana e todas as áreas de Conde e Cabedelo foram afetadas, impactando mais de 760 mil pessoas. A estação danificada opera com quatro equipamentos, mas, de acordo com Walace Oliveira, gerente regional da Cagepa, apenas um reativado já permitiu o início do abastecimento. O segundo equipamento foi religado por volta das 6h.
O presidente da Cagepa, Marcos Vinícius Fernandes Neves, destacou que o prejuízo financeiro ultrapassa R$ 1,5 milhão, considerando custos com reposição de cabos e perdas de faturamento. Foram roubados 450 metros de cabos de diferentes espessuras, totalizando cerca de duas toneladas de cobre, que só puderam ser substituídos na tarde de quinta-feira (31).
A Polícia Civil investiga o caso e aponta para uma ação meticulosamente planejada. O crime ocorreu na quarta-feira (30), por volta das 21h, quando cerca de 10 homens armados renderam os funcionários e utilizaram um caminhão para levar os cabos, atraídos pelo valor do cobre no mercado ilegal.
@politicaetc