A Conferência Municipal de Meio Ambiente de João Pessoa, realizada nesta quinta-feira (28), foi marcada por um episódio de violência. O vereador Marcos Henriques (PT) afirmou que ele e seu chefe de gabinete, Sandro Gomes, foram vítimas de agressões durante o evento, que discutia políticas ambientais para a capital paraibana.
De acordo com o parlamentar, o agressor seria um funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). “Estávamos debatendo a política de meio ambiente do município, quando um trabalhador da secretaria veio me agredir verbalmente. Logo depois, ele agrediu fisicamente o meu chefe de gabinete, que precisou realizar exame de corpo de delito”, relatou Marcos Henriques.
O vereador classificou o episódio como “lamentável” e criticou a postura da Secretaria de Meio Ambiente. “Esse trabalhador não tem condições de ocupar um cargo na secretaria. A Semam deve se responsabilizar por colocar pessoas que, em vez de contribuírem para o debate, intimidam e agridem”, declarou.
Sandro Gomes, chefe de gabinete do vereador, foi levado para exames após a agressão. Segundo Marcos Henriques, ele sofreu ferimentos que chegaram a provocar sangramento.
Confira a nota enviada pela Secretaria de Meio Ambiente para redação do Política&etc:
Nota
Secretaria de Meio Ambiente – Semam
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa lamenta profundamente os fatos ocorridos durante a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, evento de grande relevância para a cidade, que há mais de 11 anos não era realizado.
A Conferência foi marcada por ampla participação popular, com respeito e representatividade, sendo eleitos delegados dos setores privado, sociedade civil e poder público. Este é um momento democrático de construção coletiva, que não pode ser ofuscado por um episódio isolado de violência.
Reiteramos que a Prefeitura de João Pessoa não compactua com qualquer tipo de atitude violenta. Assim que o ocorrido chegou ao conhecimento dos diretores e coordenadores da Semam, as medidas administrativas necessárias foram imediatamente adotadas. O servidor envolvido foi afastado e terá o direito de apresentar sua defesa e razões, em conformidade com os princípios do devido processo legal.
A Prefeitura reafirma o compromisso com um ambiente democrático, onde prevaleçam o diálogo, a troca de ideias e o respeito mútuo. Qualquer forma de agressão é inaceitável e incompatível com os valores que defendemos.
Seguimos determinados a assegurar que a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente cumpra sua missão de promover debates construtivos em prol de um futuro sustentável para nossa cidade.
Secretaria de Meio Ambiente (Semam)
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Confira o vídeo:
@politicaetc